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domingo, 30 de novembro de 2008


Nova Fiat Palio Adventure Locker quase parece um SUV
Perua está mais alta e com bloqueio eletrônico de diferencial, que dá uma ajudinha para sair de situações difíceis,
Texto: Gustavo Henrique Ruffo
Fotos: Mario Villaescusa

(28-11-08) - Desde que surgiu, nos idos de 1999, a Fiat Palio Adventure sempre quis ser um utilitário esportivo, mas nunca convenceu. Isso não a impediu de ser um sucesso de vendas e de criar um segmento à parte no mercado. Agora, em sua versão mais recente, a Palio Adventure quase conseguiu chegar lá. Alta como um utilitário, ela até tentar ter alguma desenvoltura em caminhos difíceis com o sistema Locker, mas o bom, mesmo, seria uma tração integral permanente.

Se a perua tivesse o sistema, ela certamente poderia ser chamada de crossover, o segmento de mercado que mais cresce no mundo, já que é assumidamente um híbrido entre utilitários, seu porte e sua tração nas quatro rodas com a dirigibilidade de carros de passeio. E não dá para dizer que ele seria caríssimo porque o EcoSport 4WD, que traz o sistema, custará, com o motor 2-litros flex, apenas R$ 61,9 mil.

Considerando que este EcoSport também vem muito mais equipado e que traz um motor muito superior ao 1,8-litro que equipa a perua da Fiat, a diferença de valor, de pouco mais de R$ 6.000, talvez crie um apelo interessante para os consumidores que querem um modelo um pouco mais capaz de enfrentar atoleiros, ainda que também tenha suas carências.

O caso é que o consumidor, como a Fiat percebeu desde muito cedo, não está procurando um modelo capaz de enfrentar pisos difíceis, mas sim um que tenha posição de dirigir mais alta e um bocado de aparência. Neste sentido, a nova versão da perua pode ser considerada uma das mais bem-sucedidas, deixando o modelo que substitui no esquecimento com alguma facilidade.

Ao volante

Ainda que seja a mais bonita das Adventure até hoje, e a mais alta, a Locker é basicamente o mesmo modelo lançado há mais de dez anos. Com isso, ela acaba sendo penalizada pelo espaço interno menor do que o exterior promete. A posição de dirigir também poderia ser melhor, com uma regulagem de altura e distância do volante e um banco que pudesse ficar mais baixo, para aqueles que não gostam tanto de uma posição alta de dirigir.

O porta-malas, de 460 l, é razoável, mas fica abaixo do do Siena. De todo modo, ele é bem superior ao do EcoSport, o que o torna atraente para quem tem muita bagagem para carregar.

O motor, o velho 1,8-litro fornecido pela GM, não é exatamente econômico nem bem disposto. Pelo contrário. Ele demora a crescer de giro, algo que vai contra a natureza dos modelos da marca italiana. Por isso é que, muito em breve, o modelo deverá receber o novo motor 1,85-litro do Linea, que a Fiat chama de 1.9. Vale ficar atento quanto a isso para não comprar um modelo cujo motor mudará em pouco tempo.

No mais, a Palio Adventure é uma velha conhecida. E todo mundo sabe que qualquer um aceita melhor um conhecido em casa do que alguém que acabou de chegar. O mesmo vale para a garagem.

FICHA TÉCNICA – Fiat Palio Adventure Locker

MOTOR Quatro tempos, quatro cilindros em linha, transversal, refrigeração a água, 1.796 cm³
POTÊNCIA 112 cv (gasolina) e 114 cv (álcool) a 5.500 rpm
TORQUE 17,8 kgm (gasolina) e 18,5 kgm (álcool) a 4.100 rpm 185 Nm a 4.500 rpm
CÂMBIO Manual de cinco velocidades
TRAÇÃO Dianteira
DIREÇÃO Por pinhão e cremalheira; hidráulica
RODAS Aro 15” de liga-leve
PNEUS 205/70 R15
COMPRIMENTO 4,31 m
ALTURA 1,64 m
LARGURA 1,72 m
ENTREEIXO 2,47 m
PORTA-MALAS 460 l
PESO (em ordem de marcha) 1.198 kg
TANQUE 51 l
SUSPENSÃO Dianteira independente tipo McPherson; traseira interdependente, com barra de torção
FREIOS Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
CORES Azul Búzios, Branco Banchisa, Preto Vulcano, Vermelho Alpine, Azul Vitality, Bege Savannah, Cinza Cromo, Cinza Scandium, Cinza Tellurium, Prata Bari, Preto Vesúvio, Verde Lagoon, Verde Savage
PREÇO R$ 55,64 mil

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